Angiogênese

A angiogênese é o processo de formação de novos vasos a partir dos vasos já existentes. É o principal mecanismo pelo qual adultos regeneram vasos em tecidos lesionados ou em crescimento. Porém, a angiogênese também é importantes em diferentes condições patológias. Na década de 70, Judah Folkman (1933 – 2008) propôs que o crescimento de tumores seria dependente da formação de vasos sanguíneos (Folkman, 1971), dando origem ao conceito das ‘doenças dependentes de angiogênese’.

Pesquisadores de diversos laboratórios pelo mundo buscam compreender os mecanismos moleculares envolvidos na formação de novos vasos sanguíneos, assim como identificar fatores moleculares importante neste processo, em busca de novos agentes terapêuticos que inibam sua formação, com a esperança de que tais compostos sejam efetivos no combate às diversas doenças com um componente angiogênico.

Nosso objetivo é o de estudar os processos moleculares da angiogênese, utilizando diversos modelos experimentais e a tecnologia do phage display, em busca de novos alvos terapêuticos para o desenvolvimento de uma nova geração de agentes anti-angiogênicos.

 

retinaVasos da retina de camundogos se desenvolvendo em condições fisiológicas (esquerda) e patológicas (direita).

A retina é um excelente modelo para estudar os vasos sanguíneos. Formados pelo processo da angiogênese, os vasos da retina são facilmente visualizados e quantificados. Utilizando modelos animais bem aceitos pela comunidade científica, e que recapitulam vários aspectos de doenças humanas (como a retinopatia da prematuridade e diabética), nosso grupo tem estudado diferentes aspectos da angiogênese patológica. O objetivo principal é compreender as bases moleculares da angiogênese patológica e, no processo, identificar novos alvos moleculares para o desenvolvimento de fármacos.